logo RCN

Vigilância Sanitária alerta para venda irregular de pesticida

  • Foto: Prefeitura de Joinville / Divulgação -

Uma empresa fabricava e distribuía um pesticida altamente tóxico, que era comercializado como se fosse um produto natural

A Vigilância Sanitária da Prefeitura de Joinville, a Polícia Civil e a CIDASC realizaram nesta sexta-feira (30) uma operação conjunta no bairro Jardim Paraíso. Uma empresa fabricava e distribuía um pesticida altamente tóxico, que era comercializado como se fosse um produto natural. Duas pessoas foram presas na operação.

Na composição do pesticida foi encontrado metomil, que é um veneno extremamente tóxico, mesmo com a diluição correta. Segundo a Polícia Civil, no caso dos alvos da operação, não era informado sobre a presença do metomil na fórmula e a publicidade induzia os consumidores ao erro, pois afirmava se tratar de um produto que não faria mal às pessoas ou animais.

Muitos consumidores compraram o veneno como sendo natural, tendo a indicação de até mesmo usar em hortaliças, o que é um risco à saúde.

Com venda restrita, o uso deste agrotóxico é permitido somente na área rural sob supervisão técnica. O metomil pode contaminar tanto de forma aguda quanto crônica, levando a diversos problemas de saúde. E não possui antídoto, o que eleva seu risco. Pode ser tóxico por contato, ingestão e inalação.

Polícia Militar de Santa Catarina apreende carga recorde de vinhos durante operação Anterior

Polícia Militar de Santa Catarina apreende carga recorde de vinhos durante operação

Polícia Civil cumpre 56 ordens judiciais em investigação por crimes de tráfico de drogas e organização criminosa Próximo

Polícia Civil cumpre 56 ordens judiciais em investigação por crimes de tráfico de drogas e organização criminosa

Deixe seu comentário